Conscientizar a comunidade sobre a importância da acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência. Esse é o objetivo em linhas gerais do projeto de extensão intitulado “Acessibilidade e Inclusão Social: teoria x prática” desenvolvido pelos professores: Aldeni Barbosa (professor de biologia e coordenador do projeto), Josikleio da Costa (professor de educação física) e João Paulo França (professor de história) e mais três alunos bolsistas do ensino técnico, todos do Campus Esperança.
Um projeto que vem mudando o jeito da sociedade
perceber as barreiras impostas pela falta de acessibilidade seja no âmbito da
escola, como da cidade. “Através do projeto mostramos que os obstáculos
arquitetônicos para a acessibilidade existem mas podem ser superados com a
conscientização da população”, conta o coordenador do projeto, professor Aldeni
Barbosa.
Depois do projeto, Aldeni já percebeu a mudança
de comportamento por parte dos alunos: “Depois que começamos o projeto aqui no
Campus, os alunos começaram a ficar mais atentos e respeitar, por exemplo, as
vagas destinadas a pessoas com deficiência”, lembra o professor, que é
deficiente físico devido a um acidente automobilístico sofrido há alguns anos,
o que o motivou a abordar esta temática no projeto de extensão.
O trabalho é realizado desde 2016. “Nosso público
alvo são os alunos do 9º ano das escolas públicas da cidade. Em 2016 atuamos
nas escolas Irineu Joffily e Olímpia Souto e em 2017 o projeto foi renovado e
ampliamos com mais uma escola, a Dom Manuel Palmira da Rocha”, explicou Aldeni,
que escolheu os alunos dessa faixa etária por estarem no período de transição
cognitivo-afetivo.
Como resultado do projeto foram produzidos um
blog (https://acessibilidadetxp.blogspot.com.br/) que já conta com mais
de 20 mil acessos, uma cartilha de 12 páginas com ilustrações e informações
sobre os aspectos da acessibilidade, além de palestras envolvendo lideranças e
autoridades locais. O projeto rendeu também um artigo na revista Práxis do IFPB
e um capítulo de livro na UFPB, campus 2. Como o trabalho é realizado de forma
interdisciplinar, foi feito uma abordagem histórica dos aspectos da
acessibilidade desde a antiguidade até os dias atuais, bem como uma
apresentação sobre a prática de educação física inclusiva. Essa ação foi
realizada no mês de dezembro, quando o campus comemorou o dia internacional da
pessoa com deficiência.
“A acessibilidade é uma luta de todos nós.
Devemos dar as mãos, porque as normas e a lei existem, mas muitas vezes não são
respeitadas”, assinala Aldeni. Como perspectiva para o futuro, o professor
prevê a ampliação do projeto para que atinja um número cada vez maior de alunos
e que haja uma verdadeira mudança de comportamento, fazendo com que as leis
sejam respeitadas e os direitos das pessoas com deficiência sejam de fato
resguardados na prática.
Por Patrícia Nogueira.
Fonte: http://www.ifpb.edu.br/esperanca/noticias/2017/09/projeto-de-extensao-conscientiza-estudantes-sobre-a-importancia-da-acessibilidade
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