quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Condutores de veículos desrespeitam a lei do rebaixamento de calçadas na cidade de Esperança/PB



Muitos estudiosos afirmam que a qualidade de urbanização de uma cidade encontra o seu ponto crucial nas calçadas, ou seja, as calçadas são um dos parâmetros para se medir o nível de desenvolvimento de uma cidade.

Calçada, então, é matéria típica de códigos de obras ou de edificações, os quais, por serem complementares à legislação de uso e ocupação do solo urbano, inserem-se claramente na esfera de competência municipal.

Quanto aos rebaixamentos, quando eles são construídos adequadamente, tornam acessível o percurso de todos os pedestres, independentemente se são pessoas com dificuldade de locomoção ou não.

E o que fazer quando os mesmos existem, porém são desrespeitados por condutores de veículos que estacionam causando obstrução e, consequentemente, impedindo o deslocamento de cadeirantes e de pessoas com mobilidade reduzida?

Isso foi o que aconteceu hoje na cidade de Esperança/PB, em frente a Escola Josefa Araújo Pinheiro, sede provisória do IFPB.

Uma condutora de um veículo Prisma estacionou sobre a faixa de pedestre e, ao mesmo tempo, obstruiu o rebaixamento da calçada.

Alunos vinham passando e fotografaram o incidente. A proprietária se aproximou e perguntou o porque deles estarem fotografando seu veículo. Os alunos falaram que o motivo é que ela estava estacionada no local errado, pelos motivos citados anteriormente.

A mesma retrucou e disse que foi só “um segundinho”. Logo em seguida, os alunos informaram-na os motivos da sua infração, e a condutora falou: - mas, não dar nem para enxergar.

Infelizmente, essas são as desculpas: foi só “um segundinho”, nem vi, não dá nem para enxergar.

Seria mais ideal que essas pessoas conhecessem seus erros e pedissem desculpas pelo inconveniente. Seria a melhor forma para se justificar. E em outro momento, buscassem não cometer um delito análogo.

Precisamos conscientizar esses indivíduos quanto aos direitos das pessoas com deficiência. Só assim, vamos ter uma sociedade mais justa e com igualdade de direitos, independente da deficiência que o cidadão venha a apresentar.


Figura 1. Veículo estacionado sobre a faixa de pedestres e obstruindo o rebaixamento de calçadas.




Figura 2. Veículo estacionado sobre a faixa de pedestres e obstruindo o rebaixamento de calçadas.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Postagem em destaque

11 de outubro: dia da pessoa com deficiência física

No dia 11 de outubro comemoramos o dia nacional do deficiente físico. Essa data foi instituída para promover a conscientização da...

Copyright © Acessibilidade e Inclusão Social: Teoria x Prática | Powered by Blogger Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template